segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Vamos correr? Dicas para quem quer começar!


Não dá pra falar de corpo em forma sem pensar em atividade física, não é? Ultimamente eu tenho pesquisado bastante sobre atividades físicas para achar uma que se encaixe bem ao meu perfil, já que meu corpo não anda muito fitness há algum tempo. Antigamente (quando meu corpo era fitness... ou quase) eu corria todos os dias no calçadão da Beira-mar por volta das 16 horas. Em um mês já deu pra sentir a diferença que o exercício fez e a minha disposição para executar as tarefas diárias tinha triplicado. Embora eu nunca tenta participado de uma corrida profissional, naquela época chegou a ser um ótimo hobbie. Então, baseado na minha experiência anterior com esse tipo de atividade, colhi várias informações a respeito que podem te ajudar. Tudo que você precisa é basicamente de um tênis  e muita força de vontade!
Para potencializar seus resultados – que incluem perna torneada, bumbum durinho e sem celulites – você pode combinar o exercício com uma alimentação balanceada e tratamentos estéticos. Uma dica legal é procurar um profissional antes de começar a se exercitar.

Em todo caso, se você está pensando em entrar para o mundo da corrida, pense em ir por partes:
Parte 1: comece pela caminhada, em um ritmo confortável para você.
Parte 2: vem o “trote”, ou seja, aquela caminhada no seu limite máximo, mas sem correr

.
Parte 3: é a corrida propriamente dita. A ideia é ir aumentando gradativamente a duração e a intensidade dos treinos, nada de começar correndo no limite!


Além disso, separei aqui algumas dicas que podem te ajudar a realizar uma corrida de maneira saudável, rumo ao corpo em forma:
- Tenha uma boa noite de sono, de 6 a 8 horas por dia. Isso vai deixar seu corpo pronto para uma atividade mais vigorosa.
- Descanse entre os treinos, o corpo precisa de tempo para se recuperar! Correr até 3 vezes por semana é uma boa frequência.
- Coma carboidratos saudáveis e de fácil digestão (fibras, grãos, cereais), pois eles são ótimas fontes de energia. Mas nada de exageros!
- A banana é a fruta que não pode faltar na dieta, pois é rica em potássio e pode ajudar a evitar câimbras.
- Durante os treinos, beba água ou isotônicos (estes últimos, especialmente se a duração for prolongada, acima de 1 hora).
- Use roupas leves e dê atenção à escolha do tênis: em alguns casos é bom adquirir um número maior que o seu, porque os pés incham durante a corrida. Ao correr com frequência, troque o calçado a cada seis meses, em média.
- Qualquer dor ou desconforto nas articulações, avise seu professor ou fisioterapeuta.
- Para uma boa corrida, realize treinos de musculação que reforcem os músculos dos joelhos e coxas. Também aumente as repetições nos exercícios, assim você prepara sua respiração para a corrida mais intensa.


O que acharam das dicas? 

0 comentários:

Postar um comentário